COLEÇÃO AFRICANIDADES

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Raça, Racismo e Genética:
O livro é o resultado de debates e reflexões teóricas de pesquisadores brasileiros e britânicos sobre a negritude e etnicidade no Brasil e em outros países latino-americanos. A coletânea de textos restaura questões presentes em torno dos conceitos que permeiam a discussão sobre raça e consciência étnica, dialogando com temas como o fenômeno da construção de diferenças, genética, racismo e ativismo negro.

As Bmbas do Samba:
A obra destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. O livro mostra ̶ através de artigos e reflexões sobre espaço da mulher como protagonista na construção do samba, um dos símbolos de resistência e negociações da população negra no Brasil  , a forma como as mulheres no samba ousaram enfrentando o patriarcado, o afastamento de suas posições no processo constitutivo do gênero musical e o apagamento do seu protagonismo dentro do movimento.

Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda:
Fruto da tese de doutorado de Pedro Abib, esta obra investiga as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, como a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade. Para tal tarefa, foi eleita a capoeira angola como campo de estudo. A amplitude da abordagem, trato não- convencional do assunto e clareza de exposição faz com que a obra não se restrinja ao meio acadêmico nem à área educacional.

Nas rodas da capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição:
Trata-se de um livro voltado tanto ao público acadêmico quanto aos amantes da capoeira interessados em questões como corporeidade, transmissão da cultura e permanências/mudanças no seio da tradição. Praticante da capoeira angola há muitos anos, a autora passou, no curso de sua pesquisa, pelo aprendizado da capoeira regional. Essa experiência revestiu-se de um caráter duplo: ela não apenas aprendeu um novo estilo de prática, mas também, à luz desse processo, pode re-aprender o estilo (angola) ao qual o corpo já se habituara. O resultado disso é uma reflexão cuidadosa, sensível, sobre os modos de engajamento do corpo em duas vertentes da capoeira até então vistas predominantemente sob a ótica simplista de uma oposição entre a conservação e desvirtuamento da tradição.

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