Desejo e Adição nas Relações de Consumo

Código: QFZ2P79TD Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Páginas: 144              Formato: 14x21

Edição: 1ª                Ano: 2011

ISBN: 978-85-64250-04-8

Resumo: Fundamentado na teoria psicanalítica, este livro tem o intuito de compreender o lugar ocupado pelo consumo em nossa dinâmica psíquica. Ele pode assim ser visto como via de construção e expressão subjetiva ou configuração possível para nossos desejos e fantasias. Mas também como armadilha que conduz à dependência ou adição. Propõe-se, na obra, que desejo e adição no consumo sejam respostas a dinâmicas culturais do mundo moderno. Em especial, é proposto que a cultura contemporânea provoca altos graus de excitação, muitas vezes canalizada em condutas aditivas.

Índice:

Parte 1
Capítulo 1 – Alguns modelos das ciências humanas para a compreensão do consumo
Capítulo 2 – Alguns aspectos do consumo na modernidadee na contemporaneidade
Parte 2
Capítulo 3 – O desejo
Capítulo 4 – A drogadição como paradigma das compulsões
Capítulo 5 – Sobre a ampliação do conceito de adição
Capítulo 6 – Algumas considerações sobre a clínica das adições
Parte 3
Capítulo 7 – Crédito acessível, consumo compulsivo
Capítulo 8 – Compulsividade e consumo na infância
Capítulo 9 – A felicidade das damas
Capítulo 10 – Shopaholics

Considerações finais

Sobre o autor:

Autor(a): Pedro de Santi.

Professor na graduação e mestrado profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM; Professor do curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE, PUC-SP; Professor de Especialização em Cultura Material e Consumo na ECA, USP. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Eu e o outro na cidade”. Possui Pós-doutorado em Comportamento do Consumidor, na ESPM. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP. Psicólogo pela PUC-SP. Autor de "Existir na cidade. Os contornos de si no (des)encontro com o outro" (org.) (Zagodoni, 2018); "Eu e o outro na cidade. Ensaios psicanalíticos" (Zagodoni, 2016); "Desejo e adição nas relações de consumo" (Zagodoni, 2011); "A crítica ao eu na Modernidade. Em Montaigne e Freud" (Casa do Psicólogo, 2003); "A construção do eu na Modernidade. Uma apresentação didática" (Holos, 1998); "Psicologia. Uma nova introdução", em coautoria com Luis Cláudio Figueiredo (EDUC, 1997). Entres outros textos e artigos na área de psicanálise, consumo e subjetividade contemporânea.

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

EDITORA DEVIRES - CNPJ: 26.877.292/0001-39 © Todos os direitos reservados. 2020

… }(document, 'script', '//fidelizarmais.com/areas/plugin/content/js/fmais-external-affiliate-program.js?ver=', '4eea3440-5b9a-4c66-8f45-dff13536b91e')); …