Sexualidades, juventude e representações docentes: Uma etnografia da educação básica em escolas públicas de Santa Catarina

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Organização: Miriam Pillar Grossi, Felipe Bruno Martins Fernandes e Fernanda Cardozo
Florianópolis/Tubarão: Tribo da Ilha/Copiart, 2017. 
 
Este livro é o resultado de uma etnografia coletiva realizada em 2007 e 2008 pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da Universidade Federal de Santa Catarina –  em nove escolas públicas de cinco regiões do estado de Santa Catarina . Respondendo a uma chamada do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde durante a segunda gestão do governo Lula (2007-2010), a equipe buscou compreender quais eram as representações sobre iniciação sexual e homossexualidades de professoras e professores do sistema público de ensino. A pesquisa teve como objetivo contribuir com o conhecimento sobre as questões de gênero e sexualidades no espaço escolar, a partir de um ponto de vista antropológico. Este livro tem também como uma das metas subsidiar professoras e professores da educação básica para uma prática mais igualitária em relação ao gênero e à sexualidade e gestores de políticas públicas na elaboração de ações que contemplem a questão da sexualidade no campo da educação. 
Quais os direitos de jovens, meninas e meninos, hetero, homo ou travestis/transexuais ao acesso à informação sobre gênero e sexualidade? Como prevenir violências e discriminações na escola? Como lutar contra os fundamentalismos que se opõe à educação critica e libertadora? Como transformar o espaço escolar em um lugar de respeito às diferenças? 
Nos sete capítulos que compõem esta obra, encontram-se análises e reflexões de pesquisadoras e pesquisadores de vários campos do conhecimento que, a partir da discussão coletiva de ideias, buscaram entender a educação pública catarinense tendo como foco as questões de gênero e a sexualidade. Em um momento político em que vivemos no Brasil um pânico moral em relação às políticas educacionais relacionadas às questões de gênero e orientação sexual , o livro traz uma
importante reflexão sobre o papel da escola na discussão destas temáticas. 
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