Tecnodocências: a sala de aula e a invenção de mundos
Marca: Devires
Simulador de Frete
- Calcular frete
Descrição Geral
Formas de Pagamento
Avaliações
- Editora: Devires
- AUTORE(S): Leonardo Nolasco-Silva
- ISBN: 9788593646317
- Edição: 1ª EDIÇÃO
- Formato: 23.00 x 16.00 cm
- Páginas: 246
rata-se de um livro nascido de muitas conversas. De professor para professor (e para estudantes e pais e diretores e todo mundo que reconhece na educação formal um palco onde a vida acontece). Um prólogo, dois atos e um epílogo. É livro que já foi tese de doutorado, mas poderia ser peça de teatro. É encenação que acontece em múltiplas plataformas (leia com o celular ao lado e navegue pelos QR Codes). O mote da história: como estudantes e professores inventam modos de habitar o mundo a partir da sala de aula? Como as tecnologias participam desses agenciamentos? Que reações são postas em movimento diante do desaprendido ou da invencionice? Escola ?sem? partido? Que perigos oferecemos para que nos queiram com mordaças? A tecnologia que controla será a mesma que liberta? Não tem resposta certa, mas tentativas de entendimento. O livro é demoramento de afetos. É colcha de retalhos cerzida por muitos artífices (docentes e discentes). É um pouco da história de todos nós. É brincar de desatar os nós, criar mais laços e inventar, na escola ou na universidade, um mundo afeito ao que não tem governo nem nunca terá._x000D_ _x000D_ _x000D_ _x000D_ Léo é professor da Faculdade de Educação da UERJ. Desaprendeu Ciências Sociais na graduação, Políticas Sociais no mestrado, Literatura Comparada e Educação (em dois doutorados), Educação (de novo) num pós-doutorado e poesia com Manoel de Barros e Chico Buarque (em longas conversas inventadas). Escreveu dezenas de artigos e capítulos de livros, peças de teatro, músicas de três acordes, organizou livros e dossiês enquanto desorganizava a vida. Trabalha arduamente para fazer o desnecessário e é muito disponível para conflitos. Não votou em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018._x000D_ _x000D_ _x000D_ _x000D_ SUMÁRIO_x000D_ _x000D_ PREFÁCIO 7_x000D_ AGRADECIMENTOS 15_x000D_ NOTA DO AUTOR 19_x000D_ PRÓLOGO 27_x000D_ PRIMEIRO ATO: AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS_x000D_ E A (TRANS) FORMAÇÃO DO PROFESSOR_x000D_ Produzir-se professor 69_x000D_ Traduções 82_x000D_ Educação, controles e rebeldias 96_x000D_ Docências e modos de fazer 117_x000D_ SEGUNDO ATO: ARTESANIAS_x000D_ Novos tempos velhos 134_x000D_ Artesanias fílmicas para narrar o cotidiano, inventando-o 147_x000D_ Chapeuzinho Vermelho do Metrô-Mangueira 151_x000D_ Artesanias lúdicas 172_x000D_ Artesanias manuais 183_x000D_ Artesanias dramatúrgicas 205_x000D_ Artesanias digitais 225_x000D_ EPÍLOGO: CONSIDERAÇÕES FINAIS 233_x000D_ POSFÁCIO 241_x000D_ REFERÊNCIAS 243