Zinga está no porão de um tumbeiro, privado de sua liberdade e partindo de seu continente para um mundo desconhecido do outro lado do Atlântico. Nesse novo mundo, onde tudo é estranho e hostil, entre tentativas de conquistar a liberdade e frustrações de toda a sorte, aprende técnicas de pintura com o mestre Jean-Baptiste Debret.
O ofício que lhe trazia momentos de liberdade acaba por ampliar o controle sobre seu cárcere, mas talvez lhe entregue a chave para a liberdade. O autor ficou impressionado ao conhecer o mausoléu do Imperador no Ipiranga, na cidade de São Paulo. O fato de ter havido a exumação dos restos mortais do monarca e suas esposas em 2012, para um trabalho de pesquisa da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, chamou sua atenção.
Como no momento o autor estava lendo um livro sobre a diáspora africana, todas essas impressões se uniram no sentido de escrever uma narrativa com base histórica que não tivesse a perspectiva de quem detinha o poder, mas a partir da visão de um homem escravizado. Assim nasceu Zinga, o herói de A boa lição.
Queerlivros é uma livraria online especializada em livros sobre racismo, sexualidade, estudos de gênero, feminismo, teoria queer e outras ciências sociais e humanas. Nossa seleção cuidadosamente curada promove a diversidade, a inclusão e o conhecimento, oferecendo obras que inspiram e educam. Explore nossa coleção e encontre livros que desafiam e expandem perspectivas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade