Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?

O pesquisador Christian Gonzatti está lançando, através da Editora Devires, o livro “Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?”.

 

Em setembro de 2019, o então prefeito do Rio do Janeiro, Marcelo Crivella, tentou censurar uma HQ da Marvel na Bienal do Rio de Janeiro, “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, devido a presença de um beijo entre dois super-heróis, Wiccano e Hulkling, nas páginas da história. O incômodo de conservadores, fundamentalistas religiosos e apoiadores da extrema-direita, o que inclui o citado ator político, foi performado principalmente nas plataformas digitais. O que faz desse caso um cibercontecimento. 

 

No livro, é produzida uma investigação comunicacional que assume a dimensão de um documento político e histórico de como o Brasil gerido pela extrema-direita tem perseguido as representações positivas de personagens LGBTQIA+ na cultura pop utilizando uma falaciosa ideia de que crianças estão sob ameaça com esses personagens. 

 

São apontados, também, caminhos para que o aconteceu no dia 7 de setembro de 2019, feriado da independência do Brasil, quando o beijo dos super-heróis gays estampou a capa da Folha de São Paulo e pessoas aliadas da diversidade se uniram contra o ódio e intolerância, inspire resistências. 

 

Christian Gonzatti é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação e vem pesquisando questões relacionadas à diversidade na cultura pop nesse contexto. Sua produção acadêmica pode ser acessada aqui

 

Ele também criou uma plataforma que visa dar voz a esses temas, a Diversidade Nerd. Com mais de 350 mil seguidores no TikTok, o espaço é considerado pelo pesquisador uma das grandes fontes de inspiração para a publicação do livro. 

 

“Recebo todos os dias mensagens de adolescentes e jovens LGBTQIA+ e de pessoas aliadas da diversidade que agradecem a maneira como eu tenho tentado popularizar esses temas com uma linguagem menos acadêmica. O livro é, então, uma forma de dar continuidade a esse trabalho de popularização de temas que são muito mal compreendidos pela sociedade brasileira. Entender mais sobre diversidade é o primeiro para o enfrentamento das violências e desigualdades. E a cultura pop pode ser uma ferramenta importantíssima para facilitar esse entendimento. Afinal, estamos falando de personagens e histórias que chegam em muitas camadas da nossa cultura”, explica Christian Gonzatti. 

 

O livro pode ser adquirido na pré-venda disponível no site Queer Livros, da Editora Devires. 

 

O lançamento acontece dia 18 de junho, na Poc Con, feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, evento que acontece em São Paulo.

Sobre a loja

Livraria online com livros sobre racismo, sexualidade, estudos de gênero, estudos feministas, teoria queer e outros de ciências sociais e humanas.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

EDITORA DEVIRES - CNPJ: 26.877.292/0001-39 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade