Edital: A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos, Desafios...

EDITAL (CHAMADA PÚBLICA) PARA COMPOSIÇÃO DO LIVRO-COLETÂNEA:

A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos, Desafios e Horizontes Teórico-Metodológicos

 

Através da presente proposta de chamada pública, apresentamos à sociedade e à Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial, a proposta de organização do livro “A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos, Desafios e Horizontes Teórico-Metodológicos”. O mesmo enseja, a partir do convite a psicólogas/os e pesquisadoras/es em Psicologia e áreas afins do Brasil, construir e apresentar à sociedade uma coletânea de textos inéditos, teóricos e metodológicos, que versem sobre o trabalho da psicóloga e dxs psicólogxs no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como um conjunto selecionado de experiências exitosas desenvolvidas no âmbito deste sistema, conforme será apresentado a seguir.

 

1. Apresentação

1.1 – A obra “A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Fundamentos, Desafios e Horizontes Teórico-Metodológicos” será constituída como um livro da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial. Serão selecionados 20 (vinte) textos para publicação em formato de capítulos de livro, tanto em via impressa, quanto em via digital.

1.2 – Espera-se que os textos, voltados para psicólogas/os e pesquisadoras/es em Psicologia, sejam produzidos a partir de leituras teórico-metodológicas críticas e experiências concretas e exitosas vivenciadas na realidade supracitada.

1.3 – Intenta-se com este edital, especialmente, estimular a produção de artigos em formato de relatos de experiência, elaborados por psicólogas/os e pesquisadores/es em Psicologia, em suas diferentes formas de produção de conhecimento, desde que o tronco central dos textos apresentados versem sobre a Psicologia no SUAS. Assim, respeitando este critério, são bem-vindos textos que apresentem experiências exitosas (boas práticas, relatos de experiências, estudos de caso, etc.), mas também são desejáveis resultados e/ou relatos de pesquisa, bem como de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em instituições de ensino superior (IES) e demais centros de pesquisa do país.

1.4 – Textos que não se apresentem nos formatos acima indicados não serão apreciados, sendo a sua reprovação sumária.

 

2. Normas para Apresentação dos Textos

2.1 – Os textos podem ser submetidos em formato .DOC ou .DOCX (arquivos do Microsoft Word), até o dia 30 de Junho de 2021 (vide Cronograma a seguir), através do email: suas@dialogoseditorial.com.br com cópia para pub@dialogoseditorial.com.br

2.2 – Na primeira página do texto, deve constar o título do mesmo e o nome das/os autoras/es (em máximo de seis por texto), acompanhado de resumo (com 200 a 250 palavras) e palavras-chave (de três a cinco).

2.3 – Os textos devem conter o mínimo de 10 e o máximo 16 laudas, incluindo referências bibliográficas. A formatação deve seguir o padrão ABNT, e estar de acordo ao seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens superior, inferior, esquerda e direita com 2,5 cm, com alinhamento justificado. Note-se também:

  1. Quanto aos títulos: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, em caixa alta e negrito, com alinhamento centralizado.
  2. Quanto às notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.
  3. Quanto às citações: quando apresentarem três linhas ou menos, devem ser incorporadas normalmente ao texto; quando apresentarem quatro linhas ou mais, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4,0 cm da margem esquerda.
  4. Quando o texto possuir tabelas, quadros e/ou imagens, será necessário que as mesmas sejam numeradas e que as fontes sejam citadas, estando as mesmas devidamente autorizadas (caso retratem pessoas que compuseram ou não a pesquisa ou que não sejam de domínio público). As imagens deverão estar em alta resolução e em preto e branco.

2.4 – Quanto às Referências Bibliográficas e demais regras de citação, as mesmas deverão estar em conformidade com a ABNT e ao que prevê o Manual de Estilo Acadêmico da UFBA (2019)[1].

2.5 – A identificação de plágios resultará na eliminação sumária do texto quanto à presente chamada pública.

2.6 – Adicionalmente, como elemento suplementar, deve ser enviado um segundo documento, onde constem os nomes completos das/os autoras/es, acompanhados do mini-currículo resumido de cada uma/um, escrito em até, no máximo, três linhas para cada uma/um, constando, inclusive, pelo menos um endereço de e-mail para contato

 

3. Critérios de Seleção e dos Prazos

3.1 – A seleção dos trabalhos adotará como princípios os seguintes quatro critérios de avaliação:

  1. A priorização de Relatos de Experiências, Boas Práticas e/ou Estudos de Casos;
  2. A atenção ao interesse temático por parte das propostas enviadas à presente chamada pública;
  3. A qualidade teórica, técnica, ética e argumentativa e a criatividade na condução dos textos;
  4. A distribuição regional de autoras e autores, de modo a garantir a maior representatividade possível, em conformidade às propostas recebidas.

3.2 – O volume de trabalhos selecionados não será fechado em caráter determinante, muito embora tenhamos uma previsão máxima de textos a serem selecionados, e ainda considera-se que a Editora se reserve ao direito de cancelamento do projeto, caso as propostas encaminhadas não sejam suficientes para compor a obra ou não atendam aos critérios de avaliação já citados.

3.3 – Para todos os efeitos, espera-se que a obra possa contar com um conjunto máximo de vinte (20) textos, assim organizados:

  1. A primeira parte (50%) será composta de um conjunto de dez (10) capítulos, a partir de autoras/es, professoras/es e pesquisadoras/es de referência nacional na área, mestras/es e doutoras/es, convidadas/os a contribuir com dez (10) estudos de âmbito teórico-metodológico, a serem selecionados pelas/os organizadoras/es;
  2. A segunda parte (50%) será composta por um conjunto de dez (10) capítulos, sendo estes exclusivamente os textos selecionados a partir da chamada pública deste edital.

3.4 – O resultado preliminar dos trabalhos selecionados para compor a coletânea será comunicado através do e-mail criado para esta finalidade, com a indicação da aprovação, da reprovação ou da aprovação com ressalvas, até o dia 31 de Julho de 2021. Os trabalhos aprovados que demandarem algum tipo de correção e/ou de ajuste, por sua vez, deverão ser novamente submetidos pelas/os autoras/es aos organizadores da obra até o dia 31 de Agosto de 2021.

3.5 – Os prazos já citados, bem como todos os demais, seguem devidamente detalhados no cronograma a seguir (e podem ser reajustados, conforme a necessidade, sendo feita a devida comunicação às/aos autoras/es):

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

PRAZO

Envio dos Textos Originais

Até 30 de Junho de 2021

(30/06/2021)

Leitura e Seleção dos Textos Originais pelos Organizadores

Até 31 de Julho de 2021

(31/07/2021)

Envio dos Pareceres quanto aos Textos Originais às/aos Autoras/es

Até 31 de Julho de 2021

(31/07/2021)

Reenvio dos Textos Selecionados com Demandas de Revisão

Até 31 de Agosto de 2021

(31/08/2021)

Compilação e Organização dos Textos Selecionados em Formato de Livro

Até 30 de Setembro de 2021

(31/07/2021)

Envio da Obra Concluída para a Editora

Até 30 de Setembro de 2021

(31/07/2021)

Publicação da Obra (em Formato Impresso e Digital)

Janeiro a Março de 2022

Lançamento da Obra*
*Caso perdure a pandemia, em formato exclusivamente online.

Janeiro a Março de 2022

 

3.5 – Às autoras e autores contemplados não incorrerá ônus para o custeio da obra, lhes sendo garantida também a concessão de um (01) exemplar impresso, por capítulo da obra em sua versão final, gratuitamente, além dos direitos autorais sobre os seus próprios textos.

 

4. Comissão Avaliadora

4.1 – As propostas encaminhadas serão avaliadas pelos autoras/es organizadoras/es e responsáveis pela presente obra, sob a ciência e a anuência da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial, a saber:

  1. Prof.ª Dr.ª Beatriz Borges Brambilla – Psicóloga, Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6415720570998957

 

  1. Prof. Me. Gilmaro Nogueira – Psicólogo, Mestre e Doutorando em Cultura e Sociedade (PUC-SP);

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3472208286990044

 

  1. Prof. Me. Pablo Mateus dos Santos Jacinto – Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia (UFBA), docente do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE);

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2803856896817719

 

  1. Prof. Me. Renan Vieira de Santana Rocha – Psicólogo, Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva (UFBA), docente da Universidade Salvador (UNIFACS) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil);

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6703546267405322

 

5. Aspectos Éticos e Casos Omissos

5.1 – Todas as autores e autores devem atentar-se para as questões éticas implicadas em suas produções, inclusive nos termos das Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

  1. Os textos que forem derivados de pesquisas oficiais com seres humanos devem ser enviados em conjunto com os respectivos e necessários pareceres de aprovação para a realização e publicação dos mesmos, quando for o caso;
  2. Os textos que forem derivados de casos clínicos devem ser enviados em conjunto com os respectivos e necessários documentos que atestem a autorização para a divulgação dos mesmos, quando for o caso.

5.2 – Os textos que não apresentarem os documentos pertinentes, conforme sinalizado anteriormente, quando for o caso, não serão apreciados para os fins da presente obra.

5.3 – Demais produções, como relatos de experiências e/ou de boas práticas (não diretamente relacionados a pesquisas acadêmicas), não necessitam destes tipos de documentos, haja posto o seu caráter de escrita centrada na experiência vivenciada pelas/os autoras/es.

5.4 – Ademais, os casos omissos, não previstos na presente chamada pública, serão avaliados e deliberados pelas/os autoras/es organizadoras/es e responsáveis pela presente obra, sob a ciência e a anuência da Editora Devires, a partir do selo Diálogos Editorial.

 

Salvador/BA, 01 de Maio de 2021.

Profs. Beatriz Brambilla, Gilmaro Nogueira, Pablo Jacinto e Renan Rocha.

 

[1] LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de Estilo Acadêmico: Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. 6ª ed. (Revista e Ampliada), Salvador: Editora EDUFBA, 2019. 158 p. <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29414/3/manual-de-estilo-academico-6ed-miolo-RI.pdf>.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

EDITORA DEVIRES - CNPJ: 26.877.292/0001-39 © Todos os direitos reservados. 2021