Artivismos musicais de gênero: Bandivas, travestis, gays, drags, trans, não-bináries

Código: 9786586481341
R$ 42,00
até 2x de R$ 21,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 42,00 sem juros
    • 2x de R$ 21,00 sem juros
  • R$ 42,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.
  • Editora:  Devires
  • ORGANIZADORE(S): Rose de Melo Rocha
  • ISBN:  9786586481341
  • Edição:  1ª EDIÇÃO
  • Formato:  16.00 x 23.00 cm
  • Páginas:  164

 

Apresentamos neste livro os primeiros resultados da pesquisa Artivismos musicais de gênero na cidade de São Paulo, atualmente desenvolvida com o apoio de uma bolsa produtividade em pesquisa (CNPq), e que envolve, de diversas maneiras, membros do Grupo Juvenália, por mim liderado. Os textos aqui compilados retomam inúmeras preocupações que vêm me acompanhando no estudo das juventudes e de suas políticas de audiovisibilidade. Nosso interesse particular de pesquisa circunscreve a problematização do modo como expressões da cultura pop (nacional e global), diferentes narrativas do entretenimento (e não um entretenimento qualquer) e do consumo (audiovisual, midiático, mas também conspícuo) são apropriadas, mobilizadas e modificadas por atores e atrizes sociais – nativos digitais e pós-massivos, periféricos e/ou vulneráveis – para a moldagem sincrônica de uma audiovisualidade autoral, curatorial e autobiográfica que se presta, igualmente, à afirmação de trajetórias e reinvenções existenciais de sujeitos que estavam e, provavelmente estariam, relegados à invisibilidade e submetidos a uma condição irreversível de subalternização, calados e tolhidos em suas expressões consideradas excessivamente afeminadas, viadas, andróginas ou masculinizadas. Não desenvolvemos um estudo específico e setorizado sobre corpo, sobre gênero, sobre sexualidade ou sobre performance. Interessamo-nos pelos mapas rizomáticos, intersticiais e borrosos que colocam tais categorias-experiências em situação de contiguidade, de contaminação ou de simbiose e o fazem por autopistas comunicacionais. Percebemos os artivismos musicais de gênero como observatórios privilegiados desses entrecruzamentos tensivos, como resultantes criativos de uma condição de bastardia, de contaminação e impureza constitutiva. Essa intersticialidade, essa insularidade resulta em uma compreensão da comunicação como ciência e fenômeno do “entre” e do “trans”. Rose de Melo Rocha Aline da Silva Borges Rezende Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) e graduada em Comunicação Social: Relações Públicas (Universidade Católica de Santos). Vencedora do Prêmio COMPÓS de Dissertações (2017). Claúdia Ferraz Doutora e mestre em Ciências Sociais (PUCSP) na área da Antropologia. Graduada em Ciências Sociais (PUCSP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA. Danilo Postinguel Doutor e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), especialista em Marketing (PUCSP) e graduado em Administração (Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena). Pesquisador do Grupo do Pesquisa CNPq JUVENÁLIA e professor do FIAMFAAM – Centro Universitário, curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Dariane Lima Arantes Doutoranda e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) e graduada em Relações Públicas (USP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA. Bolsista CAPES/PROSUP Integral. Oziel (Ozzie) Gheirart Doutor em Ciências Sociais (PUCSP) e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Publicitário e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais. É integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA e UrbeSom. Rose de Melo Rocha Professora titular do PPGCOM-ESPM. Doutora em Ciências da Comunicação (USP), com estágio pós-doutoral em Ciências Sociais/Antropologia (PUCSP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA. Membro fundador e pesquisadora do GT CLACSO Infancias y juventudes (2009-atual). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Thiago Henrique Ribeiro dos Santos (Thiago Rizan) Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (UNISO) e especialista em Jornalismo Cultural (PUCSP). É pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA. Thiago Tavares das Neves Doutor e mestre em Ciências Sociais (UFRN), com estágio pós-doutoral em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Graduado em Rádio e TV e em Jornalismo (UFRN). Vice-coordenador do GP Comunicação e Culturas Urbanas da INTERCOM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq JUVENÁLIA.

Produtos relacionados

R$ 42,00
até 2x de R$ 21,00 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

EDITORA DEVIRES - CNPJ: 26.877.292/0001-39 © Todos os direitos reservados. 2021