A partir de textos literários latino-americanos que abordam e constroem o espaço físico-literário do cinema pornô, entendemos a escuridão, o darkroom, tanto como um modo de criação literária e de produção de espaços e subjetividades dissidentes, quanto como um modo de questionamento da razão, da modernidade e da cisheteronormatividade. Nos voltamos e nos lançamos, então, ao encontro dos corpos no escuro dos cinemas pornográficos com a finalidade de experimentarmos as reverberações, as fissuras, as ruínas e as exclusões do projeto político-filosófico da (cishetero) modernidade, mas também de potencializarmos as insurgências, as divergências e as subversões dos mundos dominantes de subjetivação. Helder Thiago Maia é Doutor em Literatura Comparada (UFF, 2018), realiza estágio de pós-doutoramento, com bolsa da FAPESP, no Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. É pesquisador do NuCuS, da Universidade Federal da Bahia, e pesquisador associado da Red LIESS, da Espanha. É editor da Revista Periódicus (UFBA) e autor dos livros O devir darkroom e a literatura hispano-americana (2014) e Cine[mão]: espaços e subjetividades darkroom (2018).
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