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O livro Branquitude e os Privilégios de Raça no Ensino Superior da autora Adelina Malvina Barbosa Nunes trata das dinâmicas de privilégio racial no ensino superior brasileiro, especialmente no contexto das Políticas de Ação Afirmativa (PAA). A obra explora como essas políticas buscam combater o racismo institucionalizado e o impacto da branquitude nas trajetórias docentes e discentes.
A primeira parte do livro discute como ideias eugenistas influenciaram políticas educacionais e como os movimentos negros se destacaram na luta contra essas políticas de embranquecimento. A autora também defende a importância de uma abordagem antirracista que leve em consideração a subjetividade e a cor no processo educacional.
A segunda parte foca na análise da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), discutindo as políticas de inclusão, ação afirmativa, e como os docentes lidam com questões raciais desde a criação da universidade. Já a terceira parte apresenta narrativas e entrevistas que expõem a branquitude, mostrando como essa estrutura mantém a supremacia simbólica e material dos brancos na educação.
O livro é reconhecido por destacar o papel da Psicologia Humanista, em particular a Abordagem Centrada na Pessoa, na compreensão dessas dinâmicas subjetivas, e é uma leitura essencial para quem deseja entender o impacto da branquitude na educação e na sociedade brasileira contemporânea
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