Sinopse
Este livro parte de inquietações muito próprias e falo de questões que afetam não apenas adolescentes em conflito com a lei e profissionais do sistema socioeducativo, mas também a mim mesmo. O campo de investigação socioeducativo não está dissociado da sociedade em que vivemos e, ainda que a sua circunscrição territorial e estrutural tenha o fim primeiro de isolar o sujeito infrator da sociedade, os seus meios e estratégias para o projeto de reeducação e socialização pretendidas ocorrem pelos mesmos mecanismos, dispositivos e tecnologias utilizadas para punição, correção e disciplinamento dos corpos.
Os problemas de gênero e sexualidade entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade foram abordados a partir de teorias e temas relacionados a biopoder, poder disciplinar, cistema sexo/gênero/sexualidade, heterossexualidades compulsórias, heteronormatividades, masculinidades hegemônicas, masculinidades tóxicas, performatividades de gênero. E, desses encontros, apontam para caminhos e fazeres socioeducativos mais humanos, éticos e políticos por meio de concepções metodológicas da pedagogia da presença, da pedagogia do afeto, da educação transgressora e da educação para a liberdade.
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