Sinopse: O livro Psicanálise interdisciplinar Psicanálise indisciplinada, organizado pelo autor Thamy Ayouch reúne 19 artigos publicados no Brasil organizados em quatro partes, abordando temas como fenomenologia, afetividade, gênero, sexualidade, raça e epistemologia da psicanálise.
Parte I: O autor explora como a fenomenologia de Merleau-Ponty contribui para a compreensão da subjetividade e do inconsciente em relação ao corpo não ser apenas uma entidade biológica, mas também um corpo fantasmático e como a linguagem e o afeto constroem significados sobre gênero.
Parte II: O autor explora a relação como a metáfora e a imaginação são fundamentais para o pensamento psicanalítico utilizando a obra de Fernando Pessoa como exemplo de uma ponte entre realidade e imaginação, além da relação entre linguagem, poliglotismo e psicanálise como um espaço subjetivo e cultural.
Parte III: O autor explora conceitos clássicos da psicanálise relacionados à sexualidade e ao gênero com uma visão mais crítica e política discutindo a necessidade de uma abordagem mais inclusiva dentro da psicanálise e sugere uma escuta analítica aberta às pluralidades de identidade.
Parte IV: O autor explora a psicanálise de forma crítica à questões de raça, colonialidade e epistemologia pelas formas de regulação social do desejo e do corpo, como o racismo e as desigualdades sociais afetam o psiquismo e como a psicanálise pode (ou deve) responder a essas questões de modo que seja comprometida com a diversidade.
Thamy Ayouch foi registrado como homem, prescrição à qual se identifica, porém não de forma binária. Nasceu no Marrocos e tem morado como estrangeiro íntimo em vários países, França, Inglaterra, Espanha, Brasil e Argentina. Se obcecou em atravessar fronteiras linguísticas sem ser parado nas aduanas, e cultivar várias cumplicidades afetivas e intelectuais. Tentou resolver a sua extimidade escrevendo artigos e livros supostamente muito sérios. É psicanalista (só do/as seus e suas analisandos/as) e desenvolve atualmente a sua pesquisa e ensino sobre epistemologia psicanalítica, teoria política, estudos queer, estudos pós-coloniais e decoloniais, e estudos críticos da raça e da branquitude na Université Paris-Cité. No Brasil publicou Psicanálise e homossexualidades: teoria, clínica, biopolítica (CRV, 2015) e Psicanálise e Hibridez: Gênero, Colonialidade, Subjetivações (Caligraphie, 2019).
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9436-4774
Queerlivros é uma livraria online especializada em livros sobre racismo, sexualidade, estudos de gênero, feminismo, teoria queer e outras ciências sociais e humanas. Nossa seleção cuidadosamente curada promove a diversidade, a inclusão e o conhecimento, oferecendo obras que inspiram e educam. Explore nossa coleção e encontre livros que desafiam e expandem perspectivas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade