PRÉ-VENDA: ENVIOS EM 08/09/2025
ISBN: 978-65-5133-000-1
Páginas: 196
Dimensões: 16 x 23cm
Materialismos Anais é um livro que desafia os limites da teoria crítica contemporânea. Organizado por Rodrigo Parrini, Rick Afonso-Rocha e Bruno Pacheco, este volume faz parte do projeto provocador Cutucando o cu do cânone, que propõe uma releitura subversiva das Ciências Humanas a partir do corpo, da linguagem e da materialidade do anal.
Nesta obra, o ânus não é metáfora — é um sítio epistemológico, um espaço de resistência e um arquivo vivo dos corpos subalternizados. A partir dele, os organizadores e colaboradores desenvolvem os chamados Materialismos Anais: uma proposta teórica que articula marxismo, anarquismo, análise materialista do discurso, genealogia foucaultiana e teoria cuir para repensar as bases materiais do capitalismo.
O livro demonstra como o sistema sexual — conjunto de normas, valores e práticas sobre gênero e sexualidade — funciona como infraestrutura do capitalismo, ao lado da propriedade privada e da divisão do trabalho. Ele disciplina corpos, regula desejos e produz inimigos sociais (LGBTIs, mulheres, negros, indígenas, trans) para desviar o ódio de classe e manter a superexploração invisível.
Com base nessa análise, surge o conceito de anarquismo anal: uma posição ideológica anticapitalista que rejeita o reconhecimento liberal e afirma a luta política a partir das materialidades discursivas do corpo. O "cu", aqui, é um significante munificente — excessivo, descontrolado, resistente à norma — e se opõe ao falo como símbolo de poder e falta.
Este livro é essencial para quem estuda ou se interessa por:
Publicado no contexto das Ciências Humanas contemporâneas, Materialismos Anais dialoga com pensadores como Michel Foucault, Louis Althusser, Silvia Federici e Judith Butler, mas rompe com o cânone ao colocar no centro da análise aquilo que sempre foi reprimido: o anal como lugar de pensamento, resistência e transformação social.
Sobre os organizadores:
Rodrigo Parrini
Professor-pesquisador no Departamento de Educação e Comunicação da Universidade Autónoma Metropolitana, Xochimilco, é psicólogo e antropólogo. Doutor em Antropologia pela UAM-I e mestre em Estudos de Gênero pelo El Colegio de México. Com diversas pesquisas qualitativas publicadas em revistas em espanhol, inglês e português, suas áreas de estudo incluem sexualidade, gênero, corporalidade e práticas culturais. É autor dos livros FALOTOPIAS: INDAGACIONES EN LACRUELDAD Y EL DESEO; DESEOGRAFÍAS: UNA ANTROPOLOGÍA DEL DESEO; LA VIOLENCIA Y SU SOMBRA: APROXIMACIONES DESDE COLOMBIA Y MÉXICO e TEATRO Y CONVULSIÓN: TEATRO DE LOS DESIERTOS Y ETNOGRAFÍAS FORENSES, sendo que FALOTOPIAS será lançado em breve pela Devires. Reconhecido internacionalmente, Parrini é um dos nomes mais influentes da teoria queer latino-americana, marcado por um pensamento potente e visceral.
Rick Afonso-Rocha
neto de dona Maria de Lourdes Rocha, trabalhadora rural, mulher negra e analfabeta, e de seu Ubaldino Farias Rocha, pedreiro negro que se orgulhava de ter cursado a 4ª série do Ensino Fundamental I. Professor na rede estadual de Pernambuco. Doutor em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL/UESC), com estância parcial de formação no Doctorado en Humanidades de la Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (Doutorado Sanduíche). Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC). Especialista em Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEB/MEC). Especialista em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (Unopar).
Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (Unopar). Bacharel em Direito (UESC) e advogado (OAB/BA). Licenciado em Letras-Português Formação Pedagógica (Unime). Integrante dos Grupos de Pesquisa: Envelhecimento, Educação e Políticas Públicas (UFRPE), Discurso e transformação em diferentes práticas (UFES) e Estudos literários contemporâneos: fontes da literatura de jornal (UEFS).
Bruno Pacheco
é graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde atualmente cursa o doutorado na mesma área. Sua trajetória acadêmica é marcada pelo interesse nas relações entre linguagem, cultura e diversidade, com foco em estudos de gênero e sexualidade. Além de sua atuação acadêmica, Bruno também é fotógrafo, ampliando sua expressão estética e sensível através da arte.
Queerlivros é uma livraria online especializada em livros sobre racismo, sexualidade, estudos de gênero, feminismo, teoria queer e outras ciências sociais e humanas. Nossa seleção cuidadosamente curada promove a diversidade, a inclusão e o conhecimento, oferecendo obras que inspiram e educam. Explore nossa coleção e encontre livros que desafiam e expandem perspectivas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade